Signo Capricórnio: nascidos em 18 de Janeiro

Planeta regente: Saturno

Com a inteligência e a astúcia com que encara a vida e a sua personalidade charmosa, você tem, naturalmente, vantagens sobre as outras pessoas quando se trata de ter sucesso na vida.

Ambicioso e liberal, com um grande potencial de liderança, você prefere dar ordens, mas deve evitar os exageros e o autoritarismo. Felizmente, o lado humanitário da sua personalidade sugere que você sabe julgar o caráter das pessoas e gosta de ajudá-las.

Com a subinfluência do regente do seu decanato, Virgem, você tem um intelecto aguçado e boa capacidade de comunicação. O seu excelente senso de estrutura indica que você tem uma aptidão natural para os negócios e disposição para o trabalho árduo.

Prático e perceptivo, você pode fazer observações sagazes, mas deve evitar a tendência a ser muito crítico. O seu bom senso e sua capacidade de concentração indicam que você é capaz de pensar com profundidade e alcançar resultados produtivos.

Sociável e amigável, você pode ter um senso de humor ou sarcarsmo original quando está relaxado. Contudo, a sua tendência ao desapontamento ou à frustração pode às vezes minar a sua positi-vidade. É importante que você mantenha uma perspectiva neutra para ver as coisas dentro de um ângulo mais abrangente.

Quando assume uma atitude liberal, você pode ser generoso com as outras pessoas e mostrar a elas o lado amoroso e magnânimo da sua natureza. Inventivo e com idéias originais, você tem o potencial para inspirar as outras pessoas com o seu entusiasmo e seus grandes planos.

Entre os 3 e os 32 anos de idade, quando o seu Sol transita pelo signo Aquário, valores como individualidade, amizade, liberdade e consciência de grupo assumem uma maior importância na sua vida.

Depois dos 33 anos de idade, quando o seu Sol progredido entra no signo Peixes, a sua vida passa por uma virada, colocando em primeiro plano a sua sensibilidade, sua imaginação e sua necessidade de se sentir mais conectado com as suas emoções.

Aos 63 anos de idade a sua vida passa por uma outra mudança, quando o seu Sol progredido entra no signo Áries, enfatizando o seu desejo de auto-assertividade, mais ação e novos inícios.

É importante que os seus relacionamentos sejam equilibrados. Em algumas vezes, você pode aparentar frieza ou distância e em outras ser caloroso e atencioso. Um dos aspectos vitais da sua vida é ter amigos e parceiros que o desafiem mentalmente, pois você pode se tornar um tanto compulsivo ou dogmático.

Você também tem a tendência a trabalhar demais e a não ter tempo para os seus parceiros, o que pode lhe criar problemas. Portanto, é melhor ter compa-nheiros que também sejam independentes. Porém, você é leal, amoroso e apóia os seus parceiros e amigos.

Signo Capricórnio