Signo Capricórnio: nascidos em 11 de Janeiro

Planeta regente: Saturno

O seu dia de aniversário indica que você é uma pessoa trabalhadora, que tem um grande espírito idealista e criativo. Embora seja um capricorniano sério e ambicioso, você também pode ser extremamente charmoso e caloroso, além de ter um talento natural para lidar com as pessoas.

Individualista e preocupado com a sua imagem, você gosta de se arrumar e muitas vezes tem uma maneira original de se vestir. Apesar de sua força de vontade e determinação, você pode oscilar entre a fé e a dúvida e isso pode deixá-lo preocupado e indeciso.

A subinfluência do regente do seu decanato, Virgem, faz com que você seja mentalmente astuto e alerta e tenha boa capacidade de concentração. Você é uma pessoa sagaz, que tem uma excelente habilidade para solucionar problemas e gosta de levar as coisas até o final.

Como é pragmático e bom estrategista, você prefere usar os seus diversas talentos de forma prática; depois que se decide por um curso de ação, você tem o poder de atingir o seu objetivo se fizer o esforço necessário. Contudo, é melhor evitar levar a vida a sério demais, pois isso pode deixá-lo emocionalmente frustrado ou desapontado. Essas mesmas emoções poderosas podem ser usadas de manei ra construtiva, por meio da compaixão e de uma atitude universal.

Como tem muitos interesses e tem necessidade de se manter em ação, você gosta de viagens e de aventuras. Você aprecia a beleza, o glamoure a boa vida e, felizmente, possui potencial financeiro para acumular riqueza. As mulheres podem exercer um influência especialmente benéfica na sua vida.

Dos 10 aos 39 de idade, quando o seu Sol transita pelo signo Aquário, você passa a ter uma necessidade crescente de liberdade e de independência. Você pode desenvolver um inte resse elevado pela amizade e pelo grupo e ter necessidade de expressar a sua individualidade.

Depois dos 40 anos de idade, quando o seu Sol progredido entra no signo Peixes, a sua sen sibilidade emocional fica mais refinada e você desenvolve o seu senso de visão.

Isso pode encorajá-lo a buscar objetivos idealistas ou espirituais. Na meia-idade, é provável que o seu trabalho envolva viagens e mudanças, o que terá um efeito positivo na sua vida. Aos 70 anos de idade, a sua vida passa por uma outra mudança quando o seu Sol progredido entra no signo Áries, acentuando a necessidade de abordar a sua vida e se relacionar com as pessoas de forma direta e ativa.

Como é charmoso e magnético, você atrai as pessoas. De um modo geral, você tem mais interesse por pessoas que estimulem a sua mente ou o inspirem criativamente. Isso pode ser vantajoso se você também compartilhar interesses ou propósitos.

Como é sensível e tem emoções fortes, talvez seja útil recolher-se periodicamente e dedicar-se aos seus pensamentos e sentimentos. Isso permite que você intuitivamente sinta o que é melhor para você nos seus relacionamentos e o ajuda a manter-se equilibrado entre ser independente e precisar dos outros. Você, em geral, trabalha melhor quando tem fé em si mesmo e mantém uma rivalidade amigável com os seus parceiros.

Signo Capricórnio